19.4.10

Abrasão e Erosão

As lesões de cárie e traumatismos são os maiores responsáveis pela perda de tecido dentário. Porém, existem outros processos destrutivos que afetam os dentes. Podemos destacar a erosão ácida e a abrasão entre os principais.
A perda de estrutura, não por cárie, denominada genericamente por desgaste dental pode ter como causa apenas uma das descritas acima, como também haver a soma desses fatores.
Seus efeitos são mais visíveis próximos a gengiva e em pacientes adultos, porém podem aparecer em qualquer região e em qualquer idade. Muitas vezes são identificadas quando ocorrem fraturas dos dentes (já com estrutura mais delgada pelo desgaste) ou pela presença de sensibilidade a estímulos térmicos.
Para que estas lesões sejam prevenidas, identificadas e adequadamente tratadas precisamos saber suas causas.
As lesões por erosão são causadas por exposição dos dentes às substâncias ácidas, sejam de origem exógena (provenientes da dieta) ou endógena (produzidas pelo próprio organismo).
Os ácidos provenientes da dieta estão presentes nas frutas, especialmente o cítrico, em sucos e refrigerantes. Pode ocorrer de contaminantes ácidos trazidos pelo ar do ambiente de trabalho ou água ácida de piscinas (um efeito colateral da cloretação com gás de cloro que reage com a água para formar ácido clorídrico.
O líquido gástrico é também responsável pelo desgaste quando em contato com os dentes pelo vômito recorrente ou refluxo.
Tais lesões podem ser exacerbadas pela abrasão mecânica, seja pelo uso indevido da escova dental (aplicando muita força), pela seleção inadequada (escovas duras), uso de cremes dentais abrasivos ou ainda o somatório dessas ações.
Podemos prevenir esses problemas reduzindo a freqüência de ingestão de alimentos ácidos, uso de flúor regular, correta escolha e utilização de escova dental (macia ou extra-macia, com movimentos circulares da gengiva para o dente), uso de pastas dentais sem abrasivos.
Seu dentista estará apto a identificar, prevenir e tratar as seqüelas deixadas por essas agressões, sejam elas desordens estéticas ou casos de sensibilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos muito prazer em receber suas mensagens. Também aceitamos e agradecemos sugetões de postagens.