21.3.10

Traumatismos Dentários


Os traumatismos dentários são situações de emergência que necessitam de cuidados imediatos corretos para que a manutenção do dente ou seu fragmento seja possível.
São acidentes que acometem uma considerável parcela da população, mas vamos falar principalmente de traumatismos na infância.
Entre as principais causas estão os esportes de contato e o desenvolvimento insuficiente da capacidade motora da criança. Más posições dentárias, como mordidas abertas anteriores, podem ser fatores que aumentam o risco de lesões dentárias.
Podemos classificá-las em lesões a tecidos mineralizados e polpa (nervo) e lesões de tecido ósseo de suporte.
As que envolvem apenas o dente podem ir desde pequenas trincas que não exigem maiores tratamentos além de acompanhamento clínico até a fratura com perda de estrutura e exposição do nervo, que podem levar ao tratamento de canal do elemento envolvido. As que envolvem tecidos de suporte podem ser fraturas ósseas com ou sem perda do dente.
Como primeiro cuidado devemos avaliar o estado de saúde geral do paciente e seu grau de consciência. Agir com rapidez, fazer a limpeza do local e controlar hemorragia se presente também são medidas necessárias.
Se houver a fratura de parte da estrutura dentária, esta deve ser acondicionada em água e o paciente encaminhado o mais breve possível ao dentista, pois a colagem deste fragmento tem grandes chances de sucesso.
Se houver a avulsão (saída completa do dente de seu alvéolo) os cuidados e medidas devem ser ainda mais rápidos. Nunca segure o dente pela sua raiz, sempre pela coroa. Não escove vigorosamente o dente avulsionado, apenas lave-o com cuidado. Depois de limpo podemos reimplantá-lo no local, observando sua correta posição. Procure imediatamente ajuda profissional. Se não tiver segurança para tal procedimento, coloque o dente em recipiente limpo com leite, preferencialmente, e se dirija o mais rápido possível ao dentista. Esse procedimento está apenas indicado para dentes permanentes, não devendo dentes de leite serem recolocados na gengiva do paciente.
Para maiores informações, consulte o site da Sociedade Brasileira de Traumatologia Dentária (www.sbtd.org.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teremos muito prazer em receber suas mensagens. Também aceitamos e agradecemos sugetões de postagens.